A história por trás da icônica foto de Albert Einstein com a língua de fora

Trata-se de uma das imagens mais famosas e irreverentes do físico alemão, com o cabelo bagunçado, o bigode grosso e olhos bem abertos olhando diretamente para a câmera, Albert Einstein põe a língua para fora sentado no banco traseiro de um carro. A imagem foi leiloada por US$ 125 mil (cerca de R$ 393 mil), em Los Angeles, nos Estados Unidos.

A fotografia, que revela o lado bem-humorado do criador da Teoria da Relatividade, foi tirada em 1951 por Arthur Sasse, fotógrafo da agência de notícias United Press International (UPI).

Segundo a casa de leilões Nate D. Sanders, a imagem está em boas condições. A diferença desta imagem para a maioria daquelas que Einstein deu a amigos é que não foi cortada e mostra o contexto e os integrantes da foto original, e por isso é tão valiosa.

📷 Esta é outra entre as imagens mais conhecidas do cientista | AFP

O escritor francês Fred Jerome conta em seu livro intitulado: The Einstein Files: J. Edgard Hoover’s Secret War Against the World’s Most Famous Scientist (Os Arquivos de Einstein. A Guerra Secreta de J. Edgard Hoover contra o Cientista mais Famoso do Mundo, em tradução livre) que o cientista posou pacientemente para os fotógrafos à sua espera na porta do clube.

Após a sessão, quando o prêmio Nobel de Física em 1921 se preparava para partir, Sasse se aproximou dele e pediu um sorriso para tirar a fotografia. Seja por cansaço ou farto da perseguição dos repórteres, conta Jerome, Einstein colocou a língua para fora, e Sasse foi suficientemente rápido para capturar o gesto.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria curiosidades.

Fonte: BBC

Comente o que você achou desse post.