5 cursos para quem quer trabalhar na indústria de games

Confira nessa lista de 5 cursos para quem quer trabalhar na indústria de games, no intuito se introduzir nesse universo e prospectar uma entrada no mercado de trabalho.

O mercado de games só cresce no mundo todo e no Brasil não é diferente. Segundo dados da consultoria holandesa de games e e-sports Newzoo, a indústria global de games deve movimentar mais de 200 bilhões de dólares em 2023.

Quando o assunto é a quantidade de cursos que envolvem a área em questão, as opções são vastas. Portanto, é interessante ter a mente aberta e estar preparado para todas as oportunidades.

Para quem gosta de games, um curso envolvendo esse ramo é um ponto perfeito. Já que, permite que o trabalho seja feito com facilidade, além de maior dedicação. Visto que, é mais fácil ter bons resultados quando há paixão pelo que é feito.

Ter acesso ao desenvolvimento da tecnologia está cada vez mais fácil, pois os jogos digitais estão em alta. Assim, as oportunidades de emprego também se ampliaram, assim, tendo cursos novos.

A existência de novas graduações disponíveis faz com que haja uma oportunidade maior de se especializar na área correta. Então, é por isso que se faz tão necessário conhecer as opções existentes.

Por saber que é interessante ter essa informação, veja alguns dos cursos para quem gosta de games. Também, entenda como cada um funciona, permitindo conhecer mais sobre a área.

Com o crescimento do mercado, deve crescer também o número de vagas de trabalho – além do interesse dos profissionais em migrar para o setor. Wiliam Nascimento, instrutor de desenvolvimento de games na plataforma de cursos Udemy, diz que o primeiro passo para quem quer trabalhar na indústria de games é aprender lógica de programação.

“Assim, o profissional entenderá com clareza como a máquina precisa ser instruída para executar tarefas”, diz o instrutor.

Em segundo lugar é preciso escolher uma linguagem de programação e se especializar nela. E, por último, é necessário optar por um bom motor de jogo ( game engine), um programa para simplificar o desenvolvimento de jogos ou outras aplicações com gráficos em tempo real.

📷 5 cursos para quem quer trabalhar na indústria de games |

C0nfira a lista:

Curso de C#

C# (se pronuncia C Sharp) é uma linguagem de programação simples e flexível orientada a objetos. Criada pela Microsoft em 2001, é uma linguagem open source que desenvolvedores usam para construir softwares – incluindo videogames. É a linguagem principal do .NET framework, a plataforma de desenvolvimento da Microsoft. Games populares, como e Pokémon Go e Super Mario Run, utilizam a C# em sua programação.

Curso de C++

Assim como a C#, a C++ ( C plus plus) é uma linguagem de programação versátil orientada a objetos. Com uma ampla gama de funcionalidades, essa linguagem pode ser utilizada para a criação de softwares empresariais, de edição de vídeos e imagens, e, claro, de videogames. A C++ é uma linguagem considerada ao mesmo tempo de baixo e alto nível, e foi criada ainda nos anos 80, pela Nokia Bell Labs. É uma boa pedida para iniciantes.

Curso de Unity

Unity é uma plataforma de desenvolvimento para jogos, algo como um “motor” para os games. Esse IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado, na tradução da sigla para o português) é gratuito e possibilita usuários a desenvolverem jogos para variadas plataformas a partir de ferramentas disponibilizadas em tempo real. Unity é um dos principais motores de games do mercado, e grandes jogos como Genshin Impact, Monument Valley, Cuphead e Hollow Knight foram criados na plataforma. Fazendo um curso na área, você aprende como utilizar a plataforma.

Curso de Pixel Art

Pixel é a menor parte visual de uma cor em uma tela. São minúsculos pontos que, juntos, formam qualquer imagem digital. Pixel Art seria, assim, a forma de criar expressões artísticas por meio de pixels. É mais fácil de entender quando se pensa nos primeiros videogames e animações feitas para o ambiente virtual. A estética mais “old school” é usada ainda hoje em jogos 2D (em maior ou menor grau), e aprender o básico de Pixel Art é uma ótima vantagem na hora de se tornar um desenvolvedor de jogos.

Curso de Design de Games

Disponível também como graduação ou pós-graduação, o curso de design de games é apontado como uma das formações mais abrangentes para quem quer trabalhar na indústria. É focado em ensinar todos os passos necessários para o desenvolvimento de jogos em variadas plataformas, passando por questões que vão desde a roteirização do jogo até a interface gráfica. A grade transita entre disciplinas de algoritmo, programação, história da arte e marketing.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria curso.

Fonte: Voomp, Terra.

Comente o que você achou desse post.