Com 99 celulares, artista engana Google Maps e causa engarrafamento falso

O Google Maps é um serviço desenvolvido pelo Google, que permite que os usuários tenham acesso aos mapas e imagens de satélites de forma gratuita. Entre suas funções, está a possibilidade de traçar rotas e visualizar, em tempo real, as condições de trânsito nos locais próximos.

Com foco nesta última, o artista Simon Weckert pensou em uma estratégia para “enganar” a tecnologia do serviço, por meio de um experimento que ele chama de “Google Maps Hacks”, e que consistiu em juntar 99 celulares para simular um engarrafamento.

📷 Caminhando sobre o rio Spree, famoso em Berlim, artista conseguiu ‘criar’ falso tráfego de carros em rua deserta | HypeScience

Uma das principais características do serviço de navegação do Google é o fato de que, para identificar uma região com trânsito intenso, eles identificam quantos usuários que utilizam Google Maps estão no mesmo local — ou seja, a empresa entende que, se existem 10 celulares com o serviço ligado em uma determinada rua, existem 10 carros em movimento naquela região.

Quando Weckert posicionou os 99 celulares em um carrinho, o Google entendeu que as ruas de Berlim, por onde ele passou, estavam congestionadas e, por isso, o Maps direcionou os motoristas para outras vias.

Mas, na verdade, o responsável pelo trânsito lento era o experimento do artista.

Fonte: Exame

Comente o que você achou dessa notícia.